Minha História

Maria Gorete Rios nasceu no dia 02 de agosto de 1953, na cidade de Itapecerica, estado de Minas Gerais. Estudou como bolsista no Colégio Imaculada Conceição, onde se formou Normalista e na Escola Estadual Mário Campos e Silva, na cidade de Oliveira, concluiu o Curso Técnico em Contabilidade. Iniciou no Curso de Direito na antiga Faculdade de Direito do Oeste de Minas/Fadom, em Divinópolis, aos 23 anos de idade. Todavia só se formou com 39 anos, tendo se dedicado apenas à família e ao trabalho, durante essa pausa nos estudos. 

Diplomou-se, na ADESG, em 1999. Em 2002, concluiu o Curso de Especialização em Telecurso na Área da Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes, do Instituto de Psicologia da USP/Lacri. No ano de 2005, concluiu Pós Graduação Latu Sensu em Direito Público na Fadom/Divinópolis.

Iniciou sua vida profissional aos 18 anos de idade, ministrando aulas no antigo Mobral e no ensino fundamental em algumas Escolas Estaduais de Itapecerica.

Aos 21 anos de idade foi aprovada em concurso público para o cargo de escriturária da extinta Minascaixa, onde trabalhou durante 17 anos, nas cidades mineiras de Oliveira, Cláudio, Itapecerica e Divinópolis. Em 1991, iniciou seus trabalhos na área jurídica junto ao Ministério Público da Comarca de Divinópolis, exercendo cargo de oficial do MP até sua aprovação no concurso de Delegada de Polícia Civil, em 1998.

Como Delegada de Polícia trabalhou em Carmo da Mata, quando, no ano de 1999, recebeu o título de Melhor Delegada do Ano, pelo Jornal da Segurança. Trabalhou também, em cooperação, na Comarca de Cláudio, cidade em que recebeu moção honrosa pela Câmara Municipal. Desde 2000 exerce suas funções em Divinópolis, onde também é professora de Direito Penal IV e Processo Penal I e II (Teoria e Prática) nas Faculdades Pitágoras e Faced.

Atuando como Delegada de Polícia em Divinópolis, no ano de 2002, empenhou-se para a instalação da Delegacia de Mulheres e Idosos, criando o Setor Psicossocial, composto por psicólogos e sociólogos voluntários.  Recebeu Moções Congratulatórias da Câmara Municipal de Divinópolis, em 2004 e 2006, em reconhecimento ao seu trabalho de socialização frente à referida Delegacia Especializada. Enquanto Delegada de Mulheres e Idosos, também atuava na Delegacia de Orientação a Menores em Conflito com a Lei e na Delegacia da Comarca.

Tomou posse no Conselho da Mulher Empreendedora do Sistema ACID, como Diretora de Desenvolvimento Social, exercício 2002/2004. Recebeu o título de Destaque da Cidade pelos serviços prestados à comunidade e região, de iniciativa do jornalista Roberto Pereira, fevereiro de 2004. Além disso, foi agraciada com o Prêmio Xeque Mate na categoria Autoridades, promovido pelo Colunista Giovani Lima e o Primeiro Troféu Mulher Empreendedora do Sistema ACID, em 2006. Neste mesmo ano, foi remanejada para atuar junto à Delegacia de Falsificações/Defraudações e Legislação Especial.

Gerenciou e implantou o Projeto "Vida Viva", em 2003, convênio firmado entre a União e o município de Divinópolis, que tem como objetivo assistência integral às famílias em situação de violência. 

Gerenciou ainda outro projeto de Polícia Comunitária, denominado "Paz e Cidadania na Família", vencedor de Prêmio Senasp/Acadepol, em 2006.

Como professora de Direito e Delegada de Polícia, Gorete Rios proferiu diversas palestras sobre o tema Violência Doméstica em Escolas Públicas, Câmara Municipal e outros espaços, tendo participado também de Encontros e Seminários sobre a mesma temática.

Gorete Rios encontrou-se com a política partidária durante seu curso na ADESG, tendo se filiado no PSDB no ano de 1999. Foi pré-candidata a vice-prefeita de Divinópolis para o pleito de 2004, não tendo sido confirmada sua candidatura em razão de o partido optar por apoiar outra coligação, não tendo assim, candidato próprio. No ano seguinte, desfiliou-se do PSDB e em 2006, filiou-se ao Partido Verde (PV).

Pelo Partido Verde foi candidata a Vereadora de Divinópolis no pleito de 2008, não tendo sido eleita, porém obteve o segundo lugar no partido, em número de votos. 

Ao retornar aos trabalhos como Delegada, após as eleições de 2008, Gorete Rios continuou suas funções em diversas Delegacias, tais como: Detran, Juizado Especial, Furtos e Roubos, Plantão de Expediente e até mesmo como substituta na Comarca de Carmo do Cajuru.

4 comentários:

  1. realmente você e uma vencedora.


    Cassio.BH

    ResponderExcluir
  2. Ola,bom dia!Eu sou divinopolitana da familia Coelho,porem moro em Salvador .Desejo a vc toda sorte do mundo.Bjs.Cida

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Dra.Gorete! Sou contemporanea de faculdade da sua filha em Itauna. Nao sabia que a Senhora tinha uma historia de vida tao bonita.
    O Congresso Nacional precisa de gente educada, bem formada e trabalhadeira como a Senhora. Conte com a minha familia e boa sorte! Ediene.

    ResponderExcluir
  4. Amiga Gorete, adorei sua visita, espero por outras. Conte com nosso apoio. Vá em frente.
    Léo

    ResponderExcluir