quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Violência contra a mulher: uma questão de saúde pública

Dentre os compromissos que assumi com a sociedade, em razão de minha candidatura a Deputada Federal (PV), encontra-se Igualdade de Gênero, Racial e Étnica, cujas principais linhas de trabalho a serem desenvolvidas, seja na proposição e aporovação de leis, seja nas articulações e discussões políticas serão, entre outras:
- Enfrentamento à violência contra as mulheres;
- Saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos garantidos;
- Educação inclusiva, não sexista, não racista e não homofóbica.

Enquanto Delegada de Mulheres enfrentei a violência contra as mulheres, realizei pesquisas de campo, participei de seminários e debates, proferi palestras, conclui uma disciplina de mestrado na UFMG sobre relações de gênero (psicologia)  e aprendi muito...
Constatei que em nossa cidade e região e, quiçá em toda Minas Gerais, até mesmo na Capital, pouco se faz pelas mulheres, apesar de alguns avanços e muita boa vontade de quem está à frente de movimentos, órgãos públicos, conselhos etc.
Afirmo, categoricamente, que a violência contra a mulher (física, emocional/psicológica, sexual, econômica, institucional) é uma questão de saúde pública, como também é "democrática", ou seja, atinge todas as classes sociais!

Acontecerá em Divinópolis, no dia 05/09, a 7ª Parada do Orgulho LGBT e uma importante programação vem sendo cumprida desde 30/08. Hoje, haverá Mesa Redonda-Seminário com o tema: MULHER, VIOLÊNCIA SEXUAL, DISCRIMINAÇÃO e DIREITO A SAÚDE. O evento acontecerá no Auditório da Semusa, às 15h00.
Será de extrema importância a participação de todos, principalmente das mulheres, alvo das discussões.
Parabenizo a organização do evento pela iniciativa de trazer ao debate tema tão relevante!

Desenvolverei, nesse espaço, de agora em diante, vários questionamentos sobre a temática e contarei com a participação de todos com comentários, perguntas e sugestões. Dessa forma, acredito que poderei ampliar minhas idéias e dar melhor contribuição para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário