sábado, 25 de setembro de 2010

Visita ao Centro de Referência em Saúde Viva Vida


Durante minha campanha, não poderia deixar de visitar o Centro de Referência em Saúde da Mulher "Viva Vida", localizado em nossa vizinha cidade Santo Antônio do Monte, que foi inaugurado no ano de 2006.

Visitei o Centro dia 15/09, no horário da tarde, em companhia de minha irmã Cida Rios e de minha filha Ludmilla.

Constatei de perto que o Centro "Viva Vida" é realmente uma referência em saúde! Há também no mesmo espaço o "Hiperdia" (atenção aos diabéticos e hipertensos), incluindo aí o atendimento não só das mulheres quanto também dos homens.

O "Viva Vida" dispõe de equipamentos (mamografia e ultrassom) de última geração, além de equipe multiprofissional para o atendimento de gravidez de alto risco, partos humanizados, tratamento de DST's, acolhimento das vítimas de violência doméstica, principalmente a sexual etc.

Meu interesse foi focalizado no atendimento das mulheres, pois enquanto Delegada de Mulheres em Divinópolis, nos anos de 2002 a 2006, vivenciei as maiores dificuldades, uma vez que as mulheres, vítimas de violência sexual, não tinham qualquer atendimento especializado por aqui.

Acontece que, mesmo Divinópolis sendo uma das cidades incluídas no atendimento do "Viva Vida", nenhuma mulher foi encaminhada para Santo Antônio do Monte! Tal fato foi novamente confirmado pela Coordenadora Priscila. Segundo ela pode ser que haja falha na atenção primária...

Mais uma vez quero parabenizar Santo Antônio do Monte pelo avanço, como também toda a equipe do "Viva Vida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário